terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Casal romano fica enterrado de mãos dadas por 1.500 anos

Arqueólogos italianos descobriram um casal enterrado de mãos dadas em Modena, no norte do país, no mês passado.
Eles acreditam que a dupla morreu “olhando nos olhos um do outro”, quando foram enterrados em algum momento entre os séculos 5 e 6. Eles também descobriram os restos de uma tumba, que parecem mostrar a mulher posicionada de modo que olhasse para seu parceiro.
“Nós acreditamos que eles foram originalmente enterrados com seus rostos olhando um para o outro”, disse Donato Labate, líder da escavação. “A posição das vértebras do homem sugere que sua cabeça rolou após a morte”.
A área escavada passou por várias inundações do rio próximo Tiepido, o que pode ter feito com que o crânio do esqueleto masculino rolasse para longe do feminino.
Os dois esqueletos, que estão mal conservados, serão estudados para estabelecer a idade do casal, seu relacionamento e a possível causa da morte.
A escavação arqueológica revelou três camadas de interesse científico. O casal foi encontrado na camada intermediária entre um total de 11 outros sepultamentos a uma profundidade de cerca de 3 metros.
Os arqueólogos acreditam que o casal não era particularmente rico, devido à natureza simples dos túmulos. Eles podem ter vivido em uma fazenda.
A necrópole foi coberta por depósitos aluviais e, em cima deles, mais sete túmulos foram construídos.
Agora, os esqueletos serão estudados pelo antropólogo Giorgio Gruppioni, da Universidade de Bolonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário