domingo, 27 de novembro de 2011

Escala Pentatônica de Am (Lá menor)

ESCALA PENTATÔNICA

Primeiro post de material de estudo para violão e guitarra. Aguardem pois haverá muitas novidades!
Ao contrário do que muitos pensam, a escala Pentatônica é muito antiga e também é muito utilizada no mundo todo. Em tese ela possui origens mongólicas e japonesas e desempenha um papel muito importante em toda a música oriental, africana e celta.

A escala Pentatônica é uma escala composta por cinco notas, é uma escala referência no Blues, Rock' N Roll e muitos outros estilos musicais. A escala possui cinco notas com o propósito de se evitar o Cluster (Clâster) – Cluster é a sonoridade produzida quando tocamos duas notas que compreendem um intervalo de semitom, ou seja, numa escala de Dó Maior (a exemplo) se dois guitarristas tocam simultaneamente um a nota E (Mi), e o outro a nota F (Fá), é clara e bem audível a desafinação que elas causarão pela proximidade das duas notas (tecnicamente consiste no intervalo harmônica de segunda menor). A intenção da escala Pentatônica é de que não ocorra em momento algum de a melodia se chocar com as notas dos acordes que formas a base (harmonia), isso torna fácil a improvisação quando se sabe aplicar corretamente a escala Pentatônica.

Para se estudar a pentatônica é bem simples, pense que os dedos devem manter um região de quatro casas, se deslocando no máximo uma casa para esquerda ou direita.
Parte prática
Observe o desenho:




Para lermos as escalas é bem simples, no desenho do braço, a corda 6 (ou mizão, E - mi - grave) é embaixo, e a corda 1 (mizinha ou E - mi - agudo) é em cima. O dedo 1 (indicador) vai na primeira nota de cada corda do lado esquerdo, partindo dele conta-se quatro casas pois cada casa corresponderá a um dedo da mão, indicador, médio, anelar e minimo. A bolinha circulada por outro círculo maior, é a tônica da escala. Tônica é a nota que dá nome à escala, logo é a nota A.

As notas da escala são: A C D E G

Cada desenho parte de uma nota (levando em consideração que se comece da corda 6 o E grave - ou bordão -, da esquerda para a direita) respectivamente (desenho de 1 à 5): G sol, A lá, C dó, D ré, E mí.

Por hoje é só pessoal! That's all Folks!

3 comentários:

  1. Ótimo Viiu.... Maas Tipow Estas Escalas Penta. Euu Posso Usar Ellas Apenas Quanddo oô Tom eé ''Am'' e ''C'' Ouu Eu Posso Usar Em Outros Tom's Alen Destes?

    ResponderExcluir
  2. Quais tons posso usar penta de AM?

    ResponderExcluir