segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notas Musicais e posicionamento no braço do violão/guitarra.

Sério violão e guitarra para Iniciantes

A ordem das notas musicais é:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si

Importante decorar essa ordem das notas pois nos utilizaremos delas daqui por diante, talvez até mesmo para o resto de sua vida!

O que é Cifra?
Letras do alfabeto que simbolizam as notas e os acordes musicais.
Elas foram criadas para padronizar o entendimento e a leitura das notas e acordes universalmente.
Notas e suas Cifras correspondentes:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si
C       D      E     F       G     A     B

As cifras também são importantes saber decoradas pois, como dito anteriormente, elas são os símbolos que representam as notas, logo sabendo a ordem das notas você deve saber também a ordem das cifras!
Aqui a nós podemos perceber que as cifras seguem a ordem das letras do alfabeto.
Veja:
Ex.
A B C D E F G
Lá Si Dó Ré Mí Fa Sol
Ou seja, estamos partindo da nota Lá nesse exemplo.

Ordem das cordas:
As cordas são contadas de baixo para cima, no braço do violão ou da guitarra, da mais fina até a mais grossa.
Se elas estiverem na afinação padrão, que mais pra frente vamos aprender, elas terão essa ordem e essa afinação:
Nota 1
Corda Nome da Corda

1         E
2         B
3         G
4         D
5         A
6         E

Desenho do braço do violão ou guitarra:
Figura 1


O desenho acima representa o braço do violão ou da guitarra.

Nele podemos observar algumas coisas, primeiramente as cordas que estão na horizontal, os trastes, que são as linhas cinzas, estão na vertical e os espaços entre esses mesmo trastes também na vertical.
A ordem das cordas no desenho, será de cima para baixo, ou seja, a corda “1E” (vide nota 1) é a primeira de cima! Sendo assim, as cordas cor de “bronze”, as cordas mais grossas, chamadas de bordões e as finas, as cordas de cor “cinza”, são as cordas primas.
A ordem dos espaços entre os trastes será da esquerda para a direita.
Na figura 1, nós podemos observar, que está classificado das cordas agudas para as graves, ou seja, as três de cima são as cordas agudas e as três de baixo são as cordas graves. É bom você ir se acostumando a visualizar o braço do instrumento de uma forma diferente, pois haverá alguns exercícios que serão passados dessa forma. Você pode estar se perguntando por que? Porque essa forma segue um padrão, pois todos o material que você buscar além deste, estarão muitas vezes, demonstrados dessa forma. Mais pra frente veremos alguns, certo?

Vamos pegar no instrumento?

Aplicando a ordem das cordas e dos trastes no instrumento:
No braço da sua guitarra ou do seu violão, as cordas são contadas de baixo para cima, da corda mais aguda e mais fina (E – Mi), até a mais grave e mais grossa (E – Mi também). E os espaços entre os trastes, são contados da esquerda para a direita, 1, 2, 3... assim consecutivamente.
Percebe-se que agora, quando você pegar no instrumento as cordas vão estar contrárias à Figura 1, é assim mesmo, as cordas graves, no caso do seu instrumento, vão estar em cima e essas cordas na realidade você vai enxergar como as últimas, beleza?
É importante entender essa ordem das cordas e dos trastes pois nos basearemos neles, por enquanto, para fazer os acordes.
É importante também entender que as notas saem dos trastes e não dos dedos. Então, o som sai do traste da frente do espaço em que o dedo está. Logo, se você apertar a casa de trás de alguma casa que você esteja com o dedo na frente, o dedo de trás não vai soar! Veja Figura 2 e 3.

Figuras 2 e 3:

Certo
Figura 2
"Errado"
Figura 3






Essa nota vai soar a corda “3” casa “2”. Vai soar a corda “3” casa “2”, sendo que o indicador que está na casa "2" não soará.
Bom se você entendeu até aqui começa à estudar meu(minha) filho(a)!! Se não, reveja a matéria inteira! Abraço à  todos, logo logo tem mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário